google3f5d9e96e364e297.html google3f5d9e96e364e297.html
 

2019 o Ano da Alegria e Força

#alegria #força #evangelhodagraça #graçadedeus #igreja #church #bíblia


Visão: 2019 o ano da Alegria e Força

O que é uma visão

Visão é o que Deus nos dá com o intuito de nos desafiar a atingir um novo nível da experiência com Ele.

Nunca pense na visão como um simples tema, mas como algo que toca seu coração e não o deixa dormir até que você se mova nessa direção.

Nossa visão se baseia no texto abaixo:

Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.

Neemias 8:10

Força e alegria na Bíblia estão relacionadas. Em muitos lugares essas duas palavras, ou deveríamos dizer, dois princípios, estão juntos.

O povo de Judá ficou emocionado com o que ouvia, e começou a chorar, gemer e lamentar-se. Isso ameaçou o espírito alegre da ocasião e quase transfor­mou o dia em um dia de lamentação. Foi assim que os levitas tiveram de reco­mendar ao povo que cortasse as lágrimas e se regozijasse. O dia era santificado a Yahweh, como um feriado religioso, uma ocasião festiva, e não um dia de lamentações. As trombetas soavam de alegria. Era a festa das Trombetas. Era o dia do Ano Novo, tempo de regozijo e não de choro. O dia da expiação daria ao povo ampla oportunidade para chorar e lamentar por seus pecados. O Novo Israel estava de volta do cativeiro. A desolação tinha sido revertida. Havia muitas razões para os judeus gritarem de alegria. Ver Núm. 10.11.*

E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.

Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.

E os levitas fizeram calar a todo o povo, dizendo: Calai-vos; porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.

Neemias 8:9-11


 

1. Alegria da salvação

A Salvação do Senhor é algo que trás alegria, podemos observar isso em diversos textos da Palavra de Deus.

Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o Senhor todas as tuas petições.

Salmos 20:5


2. Por que podemos perder a alegria na vida cristã

Quando nos afastamos do Senhor corremos o risco de perder essa alegria e portanto a força. A Salvação em Cristo Jesus é algo que nos traz grande alegria. Alegria de ser perdoado, ser achado, ser incluído na família de Deus etc.

Se perdemos a fé e a visão da salvação que temos nele corremos o risco de perdermos também nossa alegria.

Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

Salmos 51:12


3. O tristeza pecaminosa

É verdade que pode existir uma tristeza pecaminosa em nossas vidas. O que vem a ser isso?

Quando começamos a negar a graça de Deus dada a nós e aos outros isso é causa tristeza pecaminosa. Leia o exemplo do profeta Jonas no texto abaixo.

E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.

Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.

E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.

Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.

E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;

E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

Jonas 4:6-11

Jonas sentiu tristeza pela aboboreira mas não sentiu tristeza por mais de 120 mil pessoas que iriam perecer sem a graça de Deus. E quando Deus manifestou sua graça e perdão ele ainda se irou.

A verdade sobre a tristeza

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.

2 Coríntios 7:10

Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.

Salmos 31:10


4. O Espírito Santo

Alegria e força são sem sombra de dúvida algo que vem com a presença do Espírito Santo de Deus.

E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.

Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.

Sacudindo, porém, contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio.

E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Atos 13:49-52

O texto parece contraditória pois narra algo ruim ocorrido com os discípulos, mas no entanto mostra a alegria e força concedida pelo Espírito, que mesmo em face de perseguição, não se acabava.


5. Quando do culto é estabelecido há grande alegria (Deus no trono de nosso coração)

Existem pessoas que precisam reestabelecer o culto a Deus em suas vidas. Jesus precisa voltar a ser o centro.

E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.

Neemias 12:43

Louvor e majestade há diante dele, força e alegria no seu lugar.

1 Crônicas 16:27

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Romanos 12:12

Conclusão:

Deus tem um remédio para sua igreja 2019!

O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.

Provérbios 17:22

O ano da Alegria e Força

2019

*Comentário Champlin do Novo Testamento

18 visualizações2 comentários